Entrevista – Felipe (Fidelix) do Anbient

Entrevista – Felipe (Fidelix) do Anbient

Em abril de 2009 surgiu um dos mais completos e organizados sites de animes do país: Anbient. Trazendo à comunidade otaku uma melhor proporção de qualidade/tamanho para os episódios das séries japonesas, e visando acabar com o popular formato de encode da época, o RMVB.

Para falar sobre isso trouxemos Felipe Fidelix, idealizador e dono do Anbient, e ao longo da entrevista vocês poderão perceber o quão difícil foram os primeiros passos do site, que ganhou o público pela sua qualidade e organização.

Agradeço ao Felipe por aceitar participar da entrevista, e nos permitir conhecer mais sobre o responsável pelo projeto. Particularmente gostei da entrevista, pois me identifiquei com algumas partes, já que também sou da área TI. Espero que gostem da entrevista.

Jasper: Olá Fidelix, é um prazer poder entrevistá-lo no site e desde já agradeço a sua participação. Para começar, fale um pouco sobre você.

Fidelix: Sou arquiteto de sistemas chefe numa empresa americana: http://drupalconnect.com/team/felipe-fidelix, atualmente em transição pra outra empresa maior. Moro em Imperatriz, no Maranhão.

Jasper: Você se considera otaku? Qual o seu primeiro contato com a animação japonesa?

Fidelix: Sim. Acho que comecei assistindo Saint Seiya na manchete, ou Shurato, não lembro qual foi primeiro. Alguns anos depois Cowboy Bebop na Locomotion. E muitos anos depois, assisti Naruto, Bleach e One Piece todos de uma vez só. Pronto, “desembestei” e agora minha animelist tem mais de 300 animes.

Jasper: Já foi ao Japão? Se não, pretende ir?

Fidelix: Nunca fui, mas sem dúvida pretendo ir. Lá tem muitas excelentes oportunidades de negócio na minha área.

Jasper: Como surgiu a idéia do projeto Anbient? Você começou ele sozinho ou teve ajuda?

Fidelix: Eu tive ajuda sim. Eu comecei com um amigo chamado Danillo, e ficamos quase uma semana estudando bastante uma forma de conseguir a melhor proporção de qualidade/tamanho. Depois de excelentes resultados, e o site desenvolvido por mim, começamos a postar, ficamos quase 3 semanas sem visitas. Após esse período, minha namorada (que hoje é minha esposa) começou a nos ajudar pra valer (mesmo que então com um computador Duron, que demorava 8h por episódio pra encodar), e sinceramente ela fez muito mais por esse site do que eu fiz. Ela administra o site mais do que eu, apesar de eu tomar as decisões mais importantes.

Jasper: Conte-nos um pouco sobre como é administrar um dos mais completos sites de uploaders do país? Pode nos dizer a média de visitas por dia?

Fidelix: O Anbient é minha “sandbox”. Eu aprendi muito do que sei fazendo experiências nele. É um projeto que tenho orgulho, e que não vai sumir tão cedo.

Temos uma média de 45 mil visitas por dia. As visitas diminuíram agora no período de provas, mas temos certeza que as visitas aumentarão nas férias, e pelo menos duplicarão alguns meses depois que sair a nova versão do Anbient, com um tracker de torrents dedicado, um sistema pra reparação automatizada de links, um layout flexível para diferentes resoluções, proteção contra crawlers, finalmente um fórum integrado (que por sinal está ficando ótimo), e muito mais.

Jasper: Fale um pouco mais sobre o Anbient. Quantas pessoas você tem na equipe? Como você mantém contato com elas? Conhece alguém da equipe pessoalmente?

Fidelix: Temos uma equipe excelente. Como meu trabalho é totalmente online, e tenho bastante experiência com processos de desenvolvimento e colaboração de sistemas, desenvolvi uma documentação detalhada, listando os processos que os recrutas devem seguir pra se integrarem na equipe.

Tivemos vários uploaders que entraram na equipe e postaram os primeiros animes sem fazer sequer uma pergunta (Kari foi o primeiro que conseguiu a proeza). Nós somos extremamente exigentes com o que os uploaders podem postar ou não, e a forma que eles irão postar, então geralmente só quem simpatiza com nossas idéias se mantém na equipe.

O Sorlaker e o Rodrigo estão com a gente há anos, o AllanWerghi, que começou apenas comentando na página de tudo quanto é anime, agora é administrador, e estes e outros, que mesmo criando projetos paralelos, mantém-se como membros ativos da equipe.

O Kari, que criou um projeto próprio, ainda se voluntaria pra nos ajudar de várias formas. O Milon, que saiu a mais de um ano, vive pedindo pra voltar. Resumo: Quem entra na nossa equipe não quer sair. Nós temos uma organização que você não vai encontrar em nenhum outro site do gênero.

Todo mundo da equipe se adiciona no MSN, mas principalmente, temos um sistema de gerenciamento de tarefas e projetos, o Anbient Cases, que nos ajuda a organizar as tarefas e prioridades de cada membro da equipe. Este é o ponto principal de organização.

Eu não conheço ninguém da equipe pessoalmente, mas o Lucas mora numa cidade ainda mais interiorana do que a minha, apenas a 70km de onde vivo. BTW, nossa internet é uma porcaria.

Jasper: Você já teve problemas com hackers no site? Se sim, como você lidou com isso e que experiência obteve?

Fidelix: Depende do que se considera um problema. Nos já tivemos centenas de ataques, pequenos e grandes, afinal o Anbient é o pioneiro nesta proporção de qualidade/tamanho (100mb 720p, qualidade limpa). Mas graças ao meu trabalho, eu tenho um bom conhecimento do Unix e de segurança de sistemas. Nosso site nunca ficou off-line por causa de ataques. Nós já mitigamos ataques de vários tipos, inclusive um grande ataque DDOS ano passado.

Jasper: Que futuro você enxerga para o Anbient?

Fidelix: O Anbient nasceu com o propósito de erradicar o RMVB, e dar uma qualidade decente de animes pra todos. Não só quem tem GVT de 35MB. Por isso temos uma grande diversidade de servidores, num tamanho razoável. O RMVB está sumindo agora, apesar de que até alguns meses atrás uns sites por aí (inclusive sites grandes) insistiam em continuar postando RMVB. O futuro do Anbient é se tornar o local absoluto para se procurar download de animes e trocar experiências otakus. Isso inclui mangás, tokusatsus, doramas, etc. Entretanto não vamos parar por aí, tem muito mais pela frente, em outras áreas também ^^.

Jasper: Foi muito bom, mas vamos finalizar a entrevista com:

Mangá(s) favorito(s)?
Vagabond
Anime(s) favorito(s)?
Legend of the Galactic Heroes, Mushishi, Monster, Cowboy Bebop
Filme(s) não-nipônico(s) favorito(s)?
Munich
Personagens de anime favorito?
Heinrich Lunge, Wolfgang Grimmer, Gennosuke Fujiki
Personagem mais inteligente dos animes?
Se pensarmos em proporções reais, e não fantasiosas (I’m looking at you, Kira), diria que o Huang do Darker than Black, mas tem o Shikaku Nara também.
Melhor vilão dos animes?
“Vilão” é um conceito meio ultrapassado, mas pra responder: Vicious do Cowboy Bebop.
Banda(s) favorita(s)?
Air, Boards of Canada, Nick Cave & Warren Ellis e outros: http://www.lastfm.com.br/user/felipefidelix/charts?subtype=artists
Hayao Miyazaki ou Ozamu Tezuka?
Miyazaki, sem sombra de dúvida.
Steven Spielberg ou Ridley Scott?
Nenhum.
Ghibli ou Disney?
Ghibli.
Star Wars ou Senhor dos Anéis?
LOTR, mas gosto bastante de SW.
Naruto fica com Hinata ou Sakura?
Com a Tsunade. \o/.
Bleach deve voltar no futuro?
Deve. Tem MUITA, MUITA coisa faltando explicação. Eu as exijo.
Primeiro anime que baixou? Lembra de qual site foi?
Naruto. NarutoProject (eca, eu sei…)
Site(s) de animes que você recomenda?
anbient.net

Chegamos ao final de mais uma entrevista, espero que tenham gostado. E aí o Anbient manda bem ou não? Não deixem de responder nos comentários.

Podem comentar também sugestões de sites para entrevistarmos aqui, bem como perguntas que gostariam que estes respondessem.

Gostou do texto? Curta nossa Fanpage!

12 Comments

  1. Gintoki~ says:

    Eu ri com esse final de entrevista! Naruto com Tsunade? Pedofilia -q
    Ainda não sabia quem era que estava por trás das cortinas do Anbient, mas por essa entrevista, o Felipe se mostrou um grande “Boss”.
    Não dá pra negar que o site é bem organizado e a qualidade dos anime é muito boa, sem falar que nunca tive problemas com links off.
    Desejo boa sorte para o site e toda a staff e aguardo por esse futuro que o Felipe vê para o Anbient o mais breve possível!

    Reply
  2. Bishock says:

    A entrevista ficou bem bacana mesmo.
    Fidel na equipe do drupal? sabia que ele era bom, mas está se mostrando cada vez mais foda kk
    parabéns pelo site. Sempre gostei

    Reply
  3. dbatta says:

    Acompanho o Anbient praticamente desde o inicio, posso dizer que eles hoje são “referencia” de qualidade e seriedade.
    Excelente trabalho e Ótima entrevista.

    Reply
  4. DhoCkiO-Sab says:

    Parabéns pela excelente entrevista, ri um pouco e conheci um pouco da historia do animes anbient, que pra mim se tornou o melhor site do gênero, ainda me pergunto, como sai em 100mb aquela qualidade ?(só pode ser magica), e vlw mister boss.

    Reply
  5. Marcos Xavier says:

    muito mesmo, gostei do fidelix, ai gostaria de ver o que o george sigon da soul animes iria falar, pois o moleque e doido, ele e uma maquina de postar animes \O/, seria legal ouvir alguma coisa dele ;D seria legal uma entrevista com audio também, vlw

    Reply
    • Jasper Albarn says:

      O Signon será entrevistado no futuro :) . Quanto a parte em áudio não será possível nesse momento, devido ao tempo reduzido da equipe, mas quem sabe no futuro? Já adianto que a próxima entrevista é da Sakura-chan :)

      Reply
  6. Marcos Xavier says:

    Sakurainha *–* Essa eu quero ver, hehehe, seria uma boa também o dono da animes heaven, no sei quem mais e outro site que acho foda, vou esperar a do sigon hehehe, sou fiel a soul animes u.u mais gosto muito dos outros sites tamb.

    Reply
  7. Rafael says:

    seria uma boa mesmo ver o george sigon por ai, eu gosto do soul animes tem muitas raridades por lá ‘-’

    belo trabalho !

    Reply
  8. M.A.C. says:

    Legal conhecer mais sobre o Anbient.
    Venho baixando arquivos de lá a mais de um ano e até já ajudei na época que o megaupload (finado) foi fechado e eles pediram ajuda dos usuários pra conseguirem alguns animes que tinham perdido. E, recentemente, me candidatei a reuploader do site pra tentar ajudar no que for possível.

    Enfim, isso tudo só pra dizer que tenho um carinho especial pelo site que já me ajudou muito com sua grande coleção de animes. Graças ao Anbient, eu pude ver Elfen Lied, um dos meus animes favoritos, em uma ótima qualidade.

    Muito Obrigado.
    Até mais!

    Reply
  9. Pedro says:

    Sou fan pakas do fidelix ja acompanho o trabalho dele na anbient a 2 anos e comentei poucas veses, mais tenho 80% dos arquivos do site dele baixado no meu pc.

    Reply
  10. Douglas Loiola says:

    Conheçi pessoalmente por vários anos, é uma pessoa bem peculiar… e brilhante. Mas bem peculiar…

    Reply

Leave a Comment

2011-2019 .::. Top10animes. Política de Privacidade | DMCA (English).
 "Um filme só é bom quando, este, depois de 20 ou 30 anos ainda mexe com as pessoas que o assistem" - Hayao Miyazaki