HypeModeON: Primavera 2012 – Hyouka

HypeModeON: Primavera 2012 – Hyouka

“Eu ficarei longe de coisas que não precisam da minha participação. E manterei simples as que precisam.”

Este é o lema do protagonista do anime Hyouka, que será lançado no próximo dia 22 de abril. Oreki Houtarou é aquilo que se pode chamar de um garoto que “poupa energia”, é introvertido e não compartilha da visão de que a vida de um colegial é uma vida cor-de-rosa, pois pensa que em relação a estudos, esportes ou romance há estudantes que preferem levar uma “vida cinza” e embora não admita, ele é uma dessas pessoas. Tudo começa quando Houtarou recebe uma carta de sua irmã, Oreki Tomoe, o parabenizando por ter sido aceito em uma escola secundária e pedindo para que ele se junte ao clube de literatura clássica, clube do qual Tomoe fazia parte quando era uma colegial e que está prestes a ser fechado por falta de membros. Atendendo ao pedido de sua irmã, mais por medo da fúria dela do que por qualquer outro motivo, Houtarou se inscreve para o clube de literatura clássica do qual, aparentemente, ele seria o único membro. Fukube Satoshi, um garoto agitado, com um ótimo senso de humor e grande amigo de Houtarou o convence de que o clube seria uma boa idéia, pois como Houtarou seria o único membro ele teria a sala do clube só pra ele, seria como um tipo de “base secreta”, o que deixa o garoto um pouco mais conformado com a situação. No mesmo dia, depois de terminadas as aulas Houtarou se dirige para a sala do clube de literatura clássica, passando pelo zelador carregando uma escada enorme, que o indica a direção da sala do clube. Chegando lá encontra a porta trancada, logo puxa do bolso a chave que tinha pegado emprestado e abre a porta para descobrir que não era o único membro do clube. Dentro da sala já havia uma garota, que Houtarou só conseguiu descrever como “graciosa” e “pura”, parada próxima à janela olhando para ele. A garota é Chitanda Eru, uma linda garota de olhos grandes (é uma das características da garota mais exaltadas por Houtarou) e longos cabelos negros. Houtarou logo é cumprimentado pela garota como se ele já fosse um conhecido, o problema é que ele não conhece essa garota, e nem poderia, pois é muito difícil alunos de classes diferentes se conhecerem. Houtarou logo percebe que a garota possui um nível assustador de observação e memória, pois ela se lembrou dele mesmo tendo o visto apenas uma vez numa aula de música que as suas classes haviam feito em conjunto. Agora que Houtarou já sabe como Eru o conhece falta descobrir como ela entrou na sala, sendo que quando ele chegou a porta estava trancada. A garota diz que encontrou a porta aberta quando chegou e logo fica claro que ela não sabia que estava trancada lá dentro, Satoshi aparece na porta da sala do clube e, depois de ser repreendido por Houtarou por ficar ouvindo a conversa alheia, explica aos dois que as portas da escola são projetadas para que seja impossível trancá-las pelo lado de dentro, essa informação leva Houtarou a pensar, se existe apenas uma chave que abre aquela porta e ele estava com ela, como Eru já estava dentro da sala ?

É aí que começa o mistério em Hyouka, eu li os primeiros capítulos do light novel para conseguir material pra fazer essa matéria e eu posso dizer que é muito bom, te deixa envolvido no mistério, te faz acompanhar o raciocínio dos personagens na tentativa de achar uma resposta e te leva a pensar, tentar encontrar pistas e resolver o mistério por si mesmo. Os personagens são muito bem estruturados emocionalmente e apresentam personalidades muito singulares, é possível entender perfeitamente o que um personagem está sentindo num determinado momento e eu espero muito que no anime também seja assim. Os personagens são muito agradáveis, cada um com suas peculiaridades, é muito fácil se apegar a eles. Satoshi, por exemplo, é o “palhaço” da série, um garoto com um senso de humor incrível, o que contrasta com a personalidade séria de Houtarou, mas ao mesmo tempo é muito esperto e “especialista em adquirir conhecimento inútil”, como Houtarou gosta de dizer. Eru é a personificação da curiosidade, é uma garota linda e tem um jeito de falar que cativa qualquer um, eu diria que ela será o par romântico de Houtarou no futuro, mas não vamos especular. Além de ser muito curiosa Eru tem uma percepção incrível, assim como sua memória.  Ibara Mayaka é uma personagem que só aparece no terceiro capítulo do light novel, apesar de ser uma das personagens principais. É uma velha conhecida de Houtarou, visto que eles estudaram na mesma classe desde o primário. Mayaka é uma garota com traços infantis, o que a faz parecer bonitinha à primeira vista, mas ela logo mostra seu humor sarcástico, constantemente dirigindo provocações a Houtarou. Além de tudo ela parece ter uma quedinha pelo Satoshi, o que pode se desenvolver de um jeito engraçado.

O anime, adaptado dos light novels de Yonezawa Honobu será dirigido por Takemoto Yasuhiro, o mesmo diretor de Full Metal Panic! The Second Raid e Full Metal Panic? Fumoffu, e terá a música feita por Tanaka Kouhei, o responsável pelas músicas de One Piece e Nurarihyon no Mago, então já posso dizer de antemão que teremos uma ótima direção e músicas fantásticas nesse anime, sem falar no design dos personagens, que eu particularmente acho um dos pontos fortes da série, feito por Nishiya Futoshi, o anime será produzido pelo estúdio Kyoto Animation.

Bom, então é isso, Hyouka é um prato cheio pra quem gosta de mistérios e eu, como um apreciador de um bom mistério, espero ansiosamente por esse anime. Eu recomendo também, pra quem se interessar, ler o light novel da série que é muito bom ( infelizmente eu só consegui achar em inglês, e me parece que só tem até o capítulo 4 do primeiro volume, mas se alguém quiser assim mesmo: Hyouka:Volume 1 Chapter 1 – Baka-Tsuki ).  Por fim eu gostaria de saber o que vocês acharam da matéria e se alguém aí está esperando por esse anime tanto quanto eu.  Não deixem de dar suas opiniões nos comentários.

Vejam aqui o trailer da série que faz uma breve apresentação dos personagens :

Gostou do texto? Curta nossa Fanpage!

2 Comments

  1. Shuriken says:

    Eu também já havia lido uma parte da novela e sério, acho que será um dos melhores (se não for o melhor da temporada).

    Reply
  2. Hashimoto says:

    Cara, esse um dos animes que mais aguardo. Nem é tão hypado se for pensar bem, no meio de tantos figurões (a.k.a Apollon, Fate 2, Eureka 2), mas uma boa série de mistério SEMPRE é bem vinda. Espero o melhor dessa anime, ainda mais nas mãos do Kyoto Animation, que pelas imagens tá investindo muito! XDD

    Reply

Leave a Comment

2011-2019 .::. Top10animes. Política de Privacidade | DMCA (English).
 "Um filme só é bom quando, este, depois de 20 ou 30 anos ainda mexe com as pessoas que o assistem" - Hayao Miyazaki